sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O porre de Noé

A bíblia é um livro fantástico que tem me trazido respostas para várias questões. Ao inciar a leitura pelo livro de Gênesis, nos deparamos com os textos sobre a criação do mundo. A palavra diz que Deus criou tudo em seis dias e que no sétimo descansou, santificando assim o sábado. Por isto, acredito que não só eu , mas que muitos já se perguntaram: porque apenas alguns cristãos guardam este dia e outros resguardam o domingo?

Desta vez minha resposta veio rapidamente por meio da mensagem do Pastor Diogo Cerutti que esclareceu este tema em seu blog. Ele escreve: “Com a vinda de Jesus Cristo, a antiga aliança foi removida: “e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, (Colossenses 2:14) isso também fica claro quando lemos Hebreus 7:18-19: A ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil (pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus”.

Mais adiante a palavra apresenta a mulher como auxiliadora do homem. Em seguida Eva se deixa levar pela tentação e come do fruto proibido. Fico pensando se isto tudo não tivesse acontecido, nós mulheres não teríamos dores de parto e ninguém precisaria trabalhar para sobreviver. Não haveria morte e moraríamos no paraíso. Fico me imaginado sentada numa rede, lendo um bom livro, sem ter de me preocupar com absolutamente nada.

Outro ponto que me chama atenção nos primeiros capítulos é quando Deus se arrepende de ter criado o homem. Em Gênesis 6: 5-6 está escrito :
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.”

Se não fosse pela fé de Noé e sua família tudo estaria acabado. Deus falou com Nóe, passou para ele as medições para construção da arca. Levou até lá um casal de cada ser existente. Imagino isso como uma cena de um filme,onde os animas são tocados por um espirito maior que os leva até a arca. Este fato revela o amor de Deus por todas as criaturas.

Foram 150 dias sobre as aguas até que chegaram em terra firme. Algumas páginas adiante nos deparamos com a atitude de Noé, ocasionada por uma bebedeira. Esta passagem vem para mostrar que a bebida, desde sempre é um dos motivos que levam ao pecado e a maldição e fez isso com Nóe, homem escolhido por Deus. Confira em Gênesis 9:20-27.

E começou Noé a ser lavrador da terra, e plantou uma vinha. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”.

Nóe amaldiçou sua geração por causa de sua atitude, sua vergonha. Quando vejo na atualidade tantos crimesde morte acontecendo por pessoas alcoolizadas me remeto a esta história e peço a Deus para que livre a mim e aos meus do desejo pela bebida.

Nenhum comentário: