sábado, 30 de outubro de 2010

Uma amizade verdadeira

Não existe receita para a amizade. As vezes ela aparece  na infância,  escola,  trabalho,  bar,  igreja. Independente de onde ela vem, o que importa é seja que sincera e verdadeira

Elas eram amigas inseparáveis. Conheciam os pensamentos, desejos, medos,  alegrias e frustrações uma da outra. Numa tarde de verão enquanto caminhavam, Miriam desabafou mais uma vez com a amiga  Leila.
-Acho que tive um organismo outro dia, quando  eu e Jonas namorávamos?
-  É orgasmo que se fala! Me conta como foi, conta conta ?
- Esses detalhes  a gente não se comenta. Disse Miriam aos risos.

Desde  que ficou viúva, há 4 anos, Leila não sabia o que era  sexo. Também com quatro filhos para criar, ela só pensava em trabalhar  para sustentar suas crianças. Já Miriam não tinha filhos, mas se considerava uma mulher  completa ao lado do seu marido Jonas. 

As duas trabalhavam em barracas na feira. Enquanto Miriam separava as flores para o comércio , Leila arrumava as frutas nas prateleiras. Entre um  freguês e outro o diálogo não tinha fim.
- Voce vai no show do Roberto? Perguntou Miriam.
- Bem que eu gostaria, mas não tenho dinheiro para isso não. Mal consigo alimentar meus filhos! Respondeu a amiga.
- Podemos ficar com a barraca aberta até mais tarde para tentar um extra. Daí podemos juntar e  comprar os ingressos para irmos juntas. Disse Miriam minutos antes de apresentar uma expressão de dor.
- O que há com você?  Perguntou Leda com preocupação.
- Foi só uma tontura com dor de cabeça. Logo fico bem.
-Já falei para você ir ao médico ver isso.

Passado alguns dias, a ausência da amiga na feira já demonstrava que as coisas não estavam bem,  Leila telefonou para saber noticias. Foi ai que Jonas informou que  os exames  mostraram que Miriam estava com uma doença  grave e que tinha no máximo seis meses de vida. 

As duas aproveitaram para realizar todos os sonhos de Miriam.Caminhar  na praia de madrugada, cinema a tarde,  sorvete no domingo. Até um dia que ela desmaiou e não saiu com vida do hospital.Todas as semanas  Leila ia visitar  a nova morada de Miriam. Ali conversava com ela e dava muitas risadas, igual  nos tempos da feira.

Faltavam dois dias para o show do Roberto quando, ao chegar em casa, Leila percebeu um envelope embaixo da porta. Quando abriu se deparou com dois convites para o show do grande astro. Junto com os ingressos um bilhete que dizia:" Caso  eu não esteja mais  aqui  para ir contigo. Venda um ingresso e compre um vestido novo. Mas não deixe de realizar seu sonho.  Seja Feliz.  Sua amiga para sempre, Miriam."  No show, ao som da musica  “ Como é grande o meu  por você”, Leila chora ao lembrar dos momentos agradáveis ao lado da  sua melhor amiga.

 Logo em seguida os créditos do filme começam a subir  e eu deitada no sofá da sala, com meu pijama branco de ovelhas cor de rosa, não conseguia parar de chorar. Sem entender nada minha filha  perguntou:
- O que foi mãe, porque você  está chorando tanto?
Depois de soar o nariz com o que sobrou do rolo de papel higênico, respondi:
- Porque eu  queria muito ter uma amizade assim.

Nenhum comentário: