sábado, 4 de abril de 2009

Jantar a luz de velas para preservar o planeta


Natan é um garoto que adora desafios. Ao ouvir sobre a campanha mundial para desligar as luzes durante uma hora, convidou a mãe para ajudá-lo a preservar o planeta.

No ultimo dia 28 de março, Natan, o filho de 12 anos de Angelica lhe sugeriu para participar da campanha mundial criada pela Ong WWF para incentivar a preservação do meio ambiente. A mãe aceitou o desafio e no mesmo momento concordou em permanecer durante uma hora com todas as lâmpadas da casa apagadas e não utilizar nenhum aparelho eletrônico no período das 20:30h às 21:30h.


Angelica, sempre fora uma incentivadora de ações de preservação do planeta. Ela valorizava o cheiro da terra depois da chuva, o por do sol, as matas e rios. Ao se tornar mãe, procurou ensinar o filho a não jogar papel no chão, fazer a separação do lixo, não desperdiçar água e não deixa-la parada para evitar a dengue. Seria uma incoerência não participar da tal campanha.

Começava a entardecer quando ela percebeu a ansiedade do garoto.

- Mãe você já comprou as velas? Perguntou o menino.

-Não. Daqui a pouco vamos ao mercado comprar. Respondeu Angélica.

Assim que chegaram das compras, lá estava ele revirando tudo em busca de suportes para colocar as velas. Pegou todos os pires das xícaras de café, copinhos e taçinhas de licor, copos de sobremesa e começou a selar todas as velas do pacote. A mãe observava cuidadosamente cada passo do menino enquanto preparava o jantar.

- Mãe, que tal a gente fazer um jantar a luz de velas ? Perguntou Natan entusiasmado.

- Boa idéia. Mas só se você me ajudar!

Daqui a pouco lá estava ele ajudando a desfiar o frango, cortar cebola, mexer a panela. Na hora marcada, todas as lâmpadas foram apagadas. Geladeira, computador, televisão, tudo foi desligado da tomada. Neste momento as velas já estavam acesas. O menino escolheu a toalha mais bonita da casa e reservou à mesa um lugar para a mãe e outro para ele. Ao lado dos pratos, duas taças com uma garrafa de suco ao centro.

Durante o jantar conversaram sobre vários assuntos. Concentrado, o garoto parecia encantando com aquelas luzes iluminando o ambiente. Angélica por alguns minutos disfarçou para o olhar o relógio e conferir o horário da novela. Em seguida perguntou:

- Filho, será que o pessoal da rua apagou as luzes também?

- Não, só a gente! Mas não tem problema o que importa é a nossa consciência, né mãe!

3 comentários:

Anônimo disse...

ki fofo!

Jairzinho disse...

meus parabens pelas suas cronicas, são realmente muito boas, eu tambem tenho um blog e to me iniciando agora em cronicas, se quiser dar uma passadinha lá é www.pelosimepelonao.blogspot.com
bjo

-alice barbini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.